WALDIR COSTA – Prazo para registro de candidaturas terminará neste sábado (26)

0
17

Registro – O próximo sábado (26) é o prazo final para que os partidos políticos ou coligações partidárias promovam o registro das candidaturas a prefeito, vice e vereador a concorrem nas eleições municipais de novembro próximo. Várias coligações já estão definidas, mas os dirigentes partidários sempre esperam o último momento para registrar as chapas. A maioria dos partidos, ou coligações está com as nominatas definidas, mas com a ata em aberto, para garantir a possibilidade de alterações de última hora, o que é comum no processo político e, o deste ano, não é diferente dos demais, mesmo ocorrendo de forma excepcional, como o adiamento de outubro para novembro, devido ao coronavírus, pandemia que mobiliza e preocupa o planeta.  

Capital – Porto Velho mobilizou a política nos últimos meses, desde uma declaração pública do prefeito, Hildon Chaves (PSDB), de que não disputaria a reeleição. É importante destacar, que sem a presença de Hildon as eleições na capital, que dificilmente deixarão de definir o futuro prefeito em dois turnos ficariam mais equilibradas. Como Hildon, no “apagar das luzes” sinalizou que é candidato à reeleição nomes considerados de ponta como dos deputados federais Léo Moraes (Podemos) e Mauro |Nazif (PSB), que já foi prefeito da capital “roeram a corda” e estão fora da disputa direta. Isso demonstra que Hildon é o adversário a ser superado.  

Ariquemes –  As eleições em Porto Velho movimentaram os bastidores nas últimas semanas com a espera da definição do prefeito Hildon, mas em Ariquemes a situação não é diferente. Após o recuo do prefeito Thiago Flores (PRB) em concorrer, quando era considerado como favorito, as eleições se equilibraram com a disputa ficando entre o ex-deputado estadual, Tiziu Jidalías (Solidariedade), o vice-prefeito Lucas Follador (DEM) e o ex-secretário de Estado de Finanças, Gilvan Ramos (MDB). Tiziu tinha feito uma jogada inteligente fortalecendo sua candidatura com a confirmação da presidente da câmara de vereadores, Carla Redano (PRB) como vice. No último final de semana Tiziu disse, estranhamente, que recebeu um “aviso de Deus” (?), e que deveria trocar a vice.  

Peso – Não se tem dúvida que Carla tem potencial eleitoral mais que suficiente para concorrer como vice de Tiziu. Sem ela, Tiziu pode ter potencializado recursos para a campanha, mas em termos de voto, não. Não se tem dúvida que os adversários (Lucas e Gilvan) foram favorecidos com a nova opção de Tiziu. E também há possibilidades de Carla ser lançada candidata a prefeita, pois o registro das candidaturas será encerrado no próximo sábado. Não está descartada uma candidatura de Carla a prefeita, o que depende de domo ocorrerá o descarte de sua candidatura a vice pela coligação, pois foi aprovada em convenção com participação de 11 partidos. No caso de concorrer à reeleição, Carla dificilmente não alcançaria seu objetivo, pois é considerada uma das lideranças políticas do município.  

 

Parceria! – Uma parceria entre o Banco da Amazônia e o jornalista, José Luiz Alves, da coluna “Campo e Lavoura”, para produzir um livro relatando a história da instituição no apoio ao desenvolvimento de Rondônia, desde a inauguração das duas primeiras agências do BASA em Porto Velho e Guajará-Mirim, há mais de 70 anos vem ajudando a transformar a imagem desta região, que na atualidade é um exemplo de desenvolvimento sustentável, deve se concretizar até o final do ano. A ideia é interessante, por dois motivos: o Banco da Amazônia tem uma participação forte no desenvolvimento econômico e social de Rondônia e José Luiz Alves, pesquisa e conhece bem a história daqui e poderá realizar um levantamento que servirá como fonte de pesquisas. 


Respingo  

Por que os bancos (do Brasil e Itaú, principalmente) em Porto Velho não podem oferecer um atendimento decente as pessoas? Hoje tudo é limitado, restrito e os maiores prejudicados são os idosos e as pessoas com deficiências, pois o serviço é moroso, deficiente, até parece que prestam favores +++ As mesmas preocupações com o coronavírus não são observadas em supermercados, por exemplo, que nunca fecharam e estão constantemente lotados ignorando o distanciamento, principalmente. As normas de segurança contra a pandemia devem ser respeitadas, mas não há razão para um atendimento fora da realidade e injustificável +++ Se havia dúvida que o PSDB de Hildon Chaves disputaria as eleições a prefeito da capital, que ocorrerão em novembro próximo com chapa “puro-sangue”, isso já não existe mais. Foi batido o martelo e o vereador tucano Maurício Carvalho está confirmado como candidato a vice +++ Havia uma possibilidade de a vice ser ocupada por uma mulher, Ana Flávia, do DEM, presidido no Estado pelo senador Marcos Rogério. O DEM continuará fechado com Hildon e seu grupo, mas Flávia vai concorrer como candidata a vereadora +++ Festejado político do interior de o Estado está sendo processo por uma ex-secretária do lar por estupro. O caso já está nos tribunais e, caso vá em frente deverá explodir como uma bomba no Estado.  



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here