WALDIR COSTA – Marcito Pinto em Ji-Paraná e Hildon Chaves em PVh: eles serão candidatos?

0
22

PDT O partido presidido no Estado pelo senador Acir Gurgacz, já anunciou pré-candidatos a prefeito em Porto Velho e Vilhena, mas nada não se comentou sobre a pré-candidatura do prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto, à reeleição. Em Porto Velho, a convenção já está marcada para o próximo dia 12, tendo como pré-candidato o presidente do diretório municipal, Ruy Motta e em Vilhena, o nome da pré-candidata é da deputada estadual, Rosângela Donadon. Sobre Motta e Rosângela, Acir já se manifestou publicamente, mas nada disse a respeito da pré-candidatura de Marcito Pinto. Ji-Paraná é o segundo maior colégio eleitoral do Estado, mais de 85 mil (2018), perde, apenas para Porto Velho, superior a 300 mil, número, também das eleições de 2018.

Pré-candidatos – Além da espera pela definição do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), se concorrerá à reeleição –que as pessoas mais próximas a ele garantem que não– pelo menos mais três nomes de políticos têm condições de assumir o comando do Prédio do Relógio a partir de janeiro próximo, devido a posição política de destaque como lideranças. Mas eles também não confirmaram a pré-candidatura. Como as convenções partidárias, que definem os candidatos a prefeito, vice e vereador, já podem ser realizadas, inclusive de forma virtual, devido ao coronavírus a mobilização nos bastidores da política na capital é enorme. Há inclusive apostas…  

Favoritos – A lista de pré-candidatos é grande, mesmo sem os quatro que, a princípio, têm condições de chegar ao segundo turno, pois as eleições em Porto Velho, com colégio eleitoral acima de 300 mil votos em 2018, não deverão ser decididas no primeiro turno. Sem Hildon mais os deputados federais Léo Moraes, presidente regional do Podemos e Mauro Nazif, que preside o diretório estadual do PSB a disputa pela prefeitura sinaliza condições de igualdade a outro grupo de quatro. Um dos três citados teria muitas chances de chegar ao segundo turno caso sejam candidatos, assim como o ex-governador Daniel Pereira, presidente do Solidariedade, que completaria o Grupo dos 4, que já adiantou, que não será candidato. Bom para o segundo grupo.  

Favoritos – Sem o Grupo dos 4, os destaques ficam para o jovem advogado e professor da Universidade Federal de Rondônia-Unir, Vinícius Miguel (Cidadania), o também advogado Williames Pimentel, do MDB, a vereadora Cristiane Lopes (PP) e o ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale) e ex-presidente da câmara de vereadores da capital, Hermínio Coelho (PV). Certamente este segundo grupo de quatro pré-candidatos à chefia do executivo da capital colocaria um nome para o segundo turno. Temos ao menos mais uma dúzia de pré-candidatos e não está descartado um nome menos conhecido despontar como favorito da maioria da população. Hildon se elegeu e não era considerado favorito. Vinícius Miguel somou mais de 70 mil votos na capital, como candidato a governador em 2018 e nunca tinha disputado nenhum cargo público eletivo. As eleições desde 2016, estão menos previsíveis com a chegada das redes sociais.  

Coronavírus – A população e Ariquemes tem que rever seus conceitos na luta contra o coronavírus, pandemia que preocupa o planeta e, ainda, não tem uma vacina para imunizar a população. Até segunda-feira (31) 73 pessoas foram a óbito em Ariquemes. Isso demonstra que, ou as pessoas não estão cumprindo as regras de controle e combate à pandemia, ou as autoridades ligadas à saúde pública estão sendo relapsas. É difícil o dia em que o relatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não apresente morte de pessoas em Ariquemes. Na maioria dos municípios, inclusive Porto Velho, o vírus está sob controle, mas continua ativo, por isso os cuidados devem ser mantidos. Pessoas do grupo de risco, devem ficar em casa e os demais, que vão ao trabalho devidamente precavido. As regalias, mordomias e abusos sociais devem ser deixados de lado. O coronavírus continua matando…    


RESPINGO

A iluminação que está sendo colocada na Avenida Jorge Teixeira, pela Prefeitura de Porto Velho é da melhor qualidade e está sendo bem recebida pela população. Desde ontem (31) até o próximo dia 18 uma das vias está interditada para implantação de mais um trecho da iluminação pública +++ Ontem (31) à tarde choveu em boa parte de Porto Velho. Amenizou o calor, mas os marginais do fogo continuam promovendo queimadas criminosas e poluindo o meio ambiente +++ O Serviço Municipal de Trânsito (Semtran) de Porto Velho deve acelerar os trabalhos de sinalização das ruas e avenidas, que estão sendo pavimentadas no centro e nos bairros pela municipalidade. Trafegando em asfalto novo e uniforme, o motorista acha que está sempre na preferencial +++ Os acidentes na cidade diminuíram, devido a quarentena provocada pelo coronavírus, mas a maioria que ocorre é devido à falta de melhor sinalização de trânsito. Antes de reabrir a via, que não é preferencial e está recapeada recomenda-se, que seja feita a sinalização, no mínimo a de solo. 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here