Vereador requer testes rápidos tipo drive-trhu para detectar Covid-19

0
15

O vereador Welinton Fonseca (MDB) encaminhou ofício ao governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), requerendo a realização de testes rápidos no sistema de drive-thru (em que o teste é feito no veículo do paciente) para detectar pessoas infectadas com o novo coronavírus.

A testagem rápida deverá ser exclusiva para pessoas que apresentam síndrome gripal por mais de sete dias. Ela seria dividida em três etapas: 1) Realização do teste rápido; 2) Procedimento de notificação do caso; e 3) entrega do resultado do exame. Caso o paciente teste positivo, ele será atendido pela equipe médica e receberá o kit de tratamento para a Covid-19.

De acordo com Welinton Fonseca, a ação tem como objetivo testar em massa a população de Ji-Paraná para que o tratamento seja de imediato e que se evite a grande a superlotação no Hospital Municipal Claudionor Roriz, para os casos mais leves, e Hospital Regional de Cacoal, nas ocorrências graves.

O vereador afirmou que a modalidade de exame deve garantir mais segurança a pacientes e profissionais de saúde. “Cada paciente diagnosticado e orientado poderá prevenir, em média, seis novas pessoas de serem infectadas pela Covid-19. Por isso, é tão importante os exames pelo sistema de drive-thru”, explicou o edil.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here