Semana Nacional de Trânsito-RO começa nesta sexta-feira (18) de forma virtual

Esse ano, o tema da Semana Nacional de trânsito é: “Perceba o risco, proteja a vida”.

0
11

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) acontece todos os anos no período de 18 a 25 de setembro, e tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de um trânsito mais seguro para todos. Com essa proposta, o Governo de Rondônia, juntamente com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), oficializam a abertura da Semana Nacional de Trânsito na sexta-feira (18), às 9h de forma remota.

A transmissão da live pelas mídias sociais do Detran Rondônia, será realizada na sede administrativa da autarquia em Porto Velho, que fica localizada na rua Dr. José Adelino, nº 4477, bairro Costa e Silva.

Segundo o diretor geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, a Semana Nacional de Trânsito foi instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, com o intuito de unir todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito e a sociedade para juntos promoverem ações educativas e de conscientização para um trânsito mais seguro e humanizado. Esse ano, o tema da Semana Nacional de trânsito é: “Perceba o risco, proteja a vida”.

Gonzaga explica que por causa da pandemia da Covid-19, as ações de conscientização esse ano, sofreram alterações e estão sendo realizadas de forma que evite aglomerações e também utilizando as ferramentas tecnológicas para levar as informações que antes eram feitas de forma presencial.

O Detran Rondônia também estará lançando na sexta-feira (18), durante a abertura virtual da Semana Nacional de Trânsito, o concurso Artístico e Literário para Educação de Trânsito nas Escolas da Rede Pública Estadual, quando os alunos poderão concorrer fazendo desenhos, paródias, frases e redação com temas voltados para a segurança no trânsito. Os vencedores vão receber como prêmios bicicletas, equipamentos individuais de segurança e jogos educativos.


A diretora Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) Claudia Roberta Stochi, disse que está sendo desenvolvido também o Curso Prático de Direção Defensiva para servidores do Detran Rondônia, que consiste em aulas teóricas e práticas de vistoria do veículo e check-list dos itens de segurança pela manhã, e no período da tarde prática de direção defensiva. “Participam do curso, grupos de dez servidores por turma, para evitar aglomerações”, ressaltou Stochi.

Durante a cerimônia de abertura da SNT, também será lançado o “Mural da Fama”, que tem por objetivo colocar em evidência as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) que continuaram desenvolvendo as ações educativas, independente da pandemia da Covid-19. Ao todo, são 13 Ciretrans que estarão em destaque, além da Divisão de Campanha Educativa de Porto Velho e do Posto Avançado de Ji-Paraná. A escolha foi feita baseada nos relatórios repassados pelas unidades em todo o Estado.

REDUÇÃO DE ACIDENTES E MORTES NO TRÂNSITO

O Detran Rondônia registrou redução de 4,06% de redução de mortes por acidentes de trânsito em 2019, se comparado ao ano anterior. O número caiu de 394 óbitos em 2018 para 378 em 2019.

Entretanto, os motociclistas são as maiores vitimas com 50% dos óbitos se relacionado ao número de mortes envolvendo condutores de carro, ciclistas e pedestres. Das 378 mortes, 156 ocorreram em acidentes ocorridos nas rodovias federais no Estado, principalmente a BR-364.

O número total de acidentes também registrou uma queda de 14.176 em 2018 para 13.702 em 2019 em todo o Estado de Rondônia, sendo que dos 13.702 acidentes ocorridos no ano passado, 9.848 teve o envolvimento de motocicleta, o que representa 63,77% dos casos de acidentes.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here