Dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) afirmam que Rondônia é quarto estado com maior registro de desmatamento em toda a Amazônia. Em 2019 o desmatamento em Rondônia atingiu uma área de 1.342,38 km², representando aumento de 64,59% em comparação ao ano anterior. Junto com Rondônia, Pará, Mato Grosso, Amazonas são os estados da Amazônia Legal que mais tiveram registros de alertas de desmatamento em 2019, conforme a área identificada pelo Deter.

De acordo com os dados do Sistema Deter, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a área com alertas de desmatamento na Amazônia Legal em 2019 aumentou 85,3% na comparação com o ano de 2018. Foram registrados 9.165,6 km² no ano passado, ante 4.946,37 km² em 2018.

Os alertas diários emitidos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) servem para embasar ações de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Por outro lado, dados oficiais do Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes) apontaram que a área desmatada na Amazônia Legal foi de 10.311,36 km² entre agosto de 2018 e julho de 2019.

Entretanto, os dados do Deter costumam ser analisados em períodos mais longos, de alguns meses, pelo menos, especialmente para comparações anuais. Evitam-se comparações mês a mês porque o clima pode variar muito de um ano para outro. A presença de nuvens, por exemplo, limita a visibilidade dos satélites.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here