Prazo de inscrições ao Enem é prorrogado até 26 de maio

0
7

O Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrições ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) até o dia 26 de maio. A data vale para os alunos matriculados na 3ª série do ensino médio de escolas públicas e privadas, que deverão se inscrever no seu próprio estabelecimento de ensino. O motivo da prorrogação das inscrições, que se encerrariam no dia 19, é  a greve em algumas redes estaduais de educação.

Os estudantes do ensino médio das escolas públicas devem pegar a ficha de inscrição, preenchê-la e devolvê-la no estabelecimento de ensino. Já os alunos da rede privada devem retirar a ficha de inscrição na escola, efetuar o pagamento da taxa de R$ 35,00 em qualquer agência dos Correios e entregar a ficha à escola com a devida autenticação. Os alunos carentes de escolas particulares deverão solicitar declaração de carência à direção do estabelecimento de ensino, anexá-la à ficha de inscrição e devolvê-la preenchida à direção da escola.  

Egressos – Outra medida que consta na Portaria Ministerial é a isenção da taxa de inscrição para quem concluiu o ensino médio em escola pública, desde que apresente a cópia do certificado de conclusão. Também terão direito à gratuidade, mediante declaração de carência, aqueles que terminaram esse nível de escolarização na rede privada. A inscrições para os egressos estarão abertas de 24 a 29 de maio nas agências dos Correio.

A cópia do certificado de conclusão do ensino médio, para os egressos da rede pública, ou da declaração de carência, para os da rede privada, deverá ser anexada à ficha de inscrição. O modelo de declaração de carência estará disponível, a partir de amanhã, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) na Internet: www.inep.gov.br.

O Enem será aplicado no dia 29 de agosto, das 13 às 18 horas (horário de Brasília), em 608 municípios, incluindo todas as capitais. Atualmente, o resultado do Exame é utilizado nos processos seletivos de 434 instituições de ensino superior.




CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here