Médicos recém-formados recebem treinamento para combater a Covid-19

0
7

Médicos recém-formados que foram contratados pelo Estado para o enfrentamento da pandemia do coronavírus em Rondônia passaram por um treinamento no domingo (17), em Porto Velho. Ao todo 24 profissionais tiveram instruções para o atendimento de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Durante a entrevista coletiva da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) o médico Sérgio Melo deu detalhes do curso, que aconteceu no Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde (Cetas).

“Como a gente tem uma coisa muito específica para agora que exige tanto UTI quanto um tratamento específico para Covid-19, nós fizemos um treinamento baseado em uma fisiopatologia da doença, fisiopatologia da sepse dos tipos de choque que encontram e dentro do tratamento que a gente usa desde o paciente simples até o paciente que pode se agravar de uma forma geral”, explicou.

De acordo com a Sesau, o processo seletivo para contratação de novos médicos ainda está aberto até esta segunda-feira (18).

Durante a coletiva, o secretário da Sesau Fernando Máximo anunciou a entrega 20 ventiladores de leito e 5 de transporte pelo Ministério da Saúde. Eles devem ser utilizados na montagem de mais leitos de UTI.


A expectativa é de que em uma semana sejam entregues 70 leitos clínicos prontos no Hospital Regina Pacis, adquirido recentemente pelo Estado, chegando a 140 leitos em três semanas.

Sobre os 100 mil testes que o governo adquiriu, Máximo disse que a carga ainda está em São Paulo por barreira de alfândega e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A gente acredita que no máximo em dois dias esses testes estarão em Porto Velho”, disse.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here