Governo estadual reclassifica 20 municípios no plano de ação contra a Covid-19

0
25

Dezesseis municípios passam a integrar a Fase 2 do plano de ação de combate à Covid-19 “Todos por Rondônia” e outros quatro passaram para as fases 1 ou 3, segundo consta na edição 96 do relatório do plano, publicada nesta quarta-feira (8). A mudança foi possível após decreto do Governo do Estado alterar os critérios que estabelecem qual a fase de distanciamento social aplicada a cada cidade.

Nesta quarta (8), uma portaria foi publicada no Diário Oficial de Rondônia reclassificando Ariquemes, Jaru e Vilhena da fase 1 para a 2, que permite maior abertura do comércio. No entanto, de acordo com o relatório do plano de ação, outros nove municípios também devem passar da fase 1 para 2, e quatro regredir da fase 3 para a 2.

No documento disponibilizado pelo governo, o município de Rio Crespo é o único a passar da fase 3 para a 1, com maiores restrições na abertura do comércio. Enquanto Buritis, Campo Novo de Rondônia e São Miguel do Guaporé fizeram o caminho contrário e passaram da fase 1 para a 3, com maior atividade comercial.

Critérios para mudança de fase

Segundo um decreto publicado pelo Governo esta semana, novos parâmetros passam a ser utilizados para a classificação dos municípios nas fases de distanciamento social. Se antes eram considerados o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da macrorregião a qual a cidade pertencia, agora os municípios podem mudar de fase dependendo da taxa de ocupação de leitos no próprio município.

Alguns outros critérios também são utilizados para essa mudança de fase, como o índice de novos casos de Covid-19 nos últimos 7 dias. Entenda como funciona e quais os critérios para cada fase.


Confira quais municípios estão enquadrado em cada uma das quatro fases:



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here