Governo de Rondônia tem muitos planos para o setor turístico de RO em 2020

0
15

*Por Anayr Celina

O VALE DAS CHACHOEIRAS, EM NOVA UNIÃO, É UM DOS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DO ESTADO

O ano de 2019 foi bastante promissor quanto aos investimentos no setor do turismo, uma das promessas do governador coronel Marcos Rocha. Em eventos, o governador fez questão de citar a frase que marcou sua fala: “Quero que o povo conheça Rondônia e farei com que isso aconteça”

E foi seguindo este direcionamento que a Superintendência de Turismo (Setur), na gestão do superintendente Gilvan Pereira  iniciou o ano com um remapeamento do pontos turísticos de Rondônia, que contribuiu com o desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

Para iniciar as tratativas já no mês de janeiro foram marcadas reuniões e encontros com secretários, empresários e prefeitos dos 52 municípios, para fortalecer as estratégias. Este ano, os potenciais do setor turístico foram apresentados pessoalmente aos deputados federais e ao Ministro do Turismo (Mtur) Marcelo Álvaro e o encontro foi promissor e resultou em recursos para o Estado.

Além disso, o governo de Rondônia esteve presente em um dos maiores eventos da América latina, a 25ª Intermodal South América. O evento reuniu representantes de empresas e instituições de vários países, com exibição para mais de 50 mil pessoas de várias nacionalidades. Uma vitrine para o turismo do Estado, mas era necessário, ainda, atualizar dados do turismo rondoniense no Sistema do Ministério do Turismo (Mtur), o Cadastur, programa gratuito que oferece um leque de oportunidades a todos os cadastrados, seja empresas ou pessoas físicas que trabalham no ramo. A Setur incentivou para que os interessados fizessem o cadastro.


Este ano, a Setur discutiu a construção de uma agenda para colocar em prática o Plano de Uso Público do Parque Estadual Corumbiara (PEC) que promete fomentar o turismo na região, com uma grande extensão e beleza única.

Também foram divulgados dados sobre os investimentos no setor, com cerca de 750 mil em sinalização turística, uma necessidade que o Estado tinha há anos, e que somente em 2019 foi sanada. Além de divulgar 12 pontos turísticos fortes mais visitados de Rondônia.  Os meses de maio e junho foram marcados pelos arraiais, entre eles o Flor de Cactos  e  Flor do Maracujá, festas tradicionais da região norte, que trazem o colorido das roupas, o sabor da culinária típica, as famílias para prestigiarem os eventos.

A realização do Encontro de Fomento ao Turismo do Estado de Rondônia também teve destaque  este ano. O evento aconteceu nos  municípios de Pimenteiras do Oeste, Cerejeiras, Cabixi e Colorado do Oeste, regiões de grandes belezas naturais.  Já Porto Velho e Guajará Mirim foram contemplados, também, com um pacote de ações que beneficia 158 municípios do país: o programa Investe Turismo do governo federal. Os investimentos para este programa alcançam a casa dos R$ 200 milhões.

Ainda no período, estudantes da rede pública de ensino, puderam conhecer alguns pontos turísticos da Capital, através da assinatura de um Termo de Cooperação que promoveu o turismo aliado à educação. Outro grande destaque este ano, foi o retorno da centenária litorina aos trilhos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). Um passeio de 15 minutos que faz os visitantes voltarem no tempo, em que o pequeno vagão ferroviário transportava os funcionários da ferrovia.

A pesca esportiva foi outro destaque. Agora, o governo de Rondônia pretende transformar o esporte em potencial turístico. Para o fortalecimento da pesca foram realizadas capacitações visando o fortalecimento da pesca, um forte atrativo na região.

A Setur também deu mais um passo rumo ao desenvolvimento, com a criação do Conselho Estadual de Turismo (Consetur), uma das exigências do Ministério do Turismo, para que sejam desenvolvidas políticas públicas no setor. Mas um dos pontos mais relevantes para o turismo rondoniense em 2019 foi sem dúvidas a aprovação de municípios de Rondônia no Mapa Turístico Brasileiro, no total sete municípios de Rondônia estão presentes no mapa.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here