ELIZETE RAMOS ESCREVE – Gratidão muda tudo

0
118

Não é de hoje que ouço a pergunta, qual é o segredo da felicidade? Eu tenho a minha resposta. Gratidão!! E é sobre isso que quero compartilhar com vocês. A gratidão é um sentimento poderoso e verdadeiramente transformador, porque nos leva a reconhecer e valorizar o que é bom. Ela nos leva a identificar as coisas boas que acontecem conosco e com as pessoas que estão próximas a nós. É o que tem funcionado pra mim e creio que poderá funcionar para você também.

Você sabia que os nossos sentimentos são resultados daquilo que pensamos? Por isso, estar feliz ou não é resultado do nosso/seu pensamento. Você pode pensar que está feliz ou que está infeliz. A decisão é totalmente sua! O que nos atrapalha como ser humano é que somos insatisfeitos. Nunca estamos felizes com o que temos/somos.

Sempre queremos mais e melhor! Mais dinheiro, melhor trabalho, uma casa melhor, um carro melhor ou um corpo mais bonito. Esse querer traz a insatisfação pessoal. E quando conseguimos alguma coisa que queríamos, descobrimos que queremos uma coisa nova e novamente o sentimento de insatisfação retorna. 

Devemos começar a colocar o sentimento de gratidão em ação em nossas vidas.  Necessitamos cultivar o poder da gratidão! Em vez de reclamar que a comida estava ruim, agradeça o fato de você ter comida para comer tendo ciência de que muitos outros não têm.

Lembro que antigamente, nem tão antigo assim….que na hora da refeição as pessoas antes de comer faziam uma oração agradecendo a Deus por aquela alimento. Que hábito fantástico que se perdeu com o tempo. Hoje raramente se vê isso em prática.


A partir do momento que você agradece pelas coisas que têm, começa a dar mais valor a elas em vez de tomá-las por certo. Isso ajuda também a semear uma reflexão interna de perceber o quanto a sua vida é abençoada por ter muitas coisas que outros não têm oportunidade de ter.

Mas quando falo em agradecer refiro-me àquele agradecimento interno, não o agradecimento em que você vai até uma outra pessoa e diz: “muito obrigado”. Esse também é muito importante, mas não é assunto para este texto.

Neste momento o ponto em discussão refere-se àquelas horas em que você para e pensa consigo mesmo “Sou grato por tantas coisas”. Tenho pensado bastante sobre gratidão e pensamentos de gratidão que ocorrem durante o momento de pandemia do Covid-19. Gratidão em tempos difíceis não é fácil. Ter atitude de gratidão em momentos de turbulência é complicado.

Mas, vamos lá! Vamos no foco, a gratidão reduz a sua necessidade de ter controle sobre as coisas. Aquela vontade de que tudo tem que estar perfeito. Aquele sentimento de que as outras pessoas têm que agir da forma como você quer; e você “acha” que tem que ter as coisas que deseja para assim ser feliz. Tudo isso se torna menos relevante, pois você passa a focar na gratidão por ter aquilo que já tem e aprender a aceitar melhor aquilo que não tem e que não pode ser mudado.

Seja grato! Seja feliz!

(*) Elizete Ramos é Mestre em Letras/e-mail: [email protected]/Tel.:  (69) 9.9315-1829/Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/0631273529100177

 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here