Dona de salão em Ji-Paraná é caso de sucesso em empreendedorismo

0
92

Diovania Rodrigues, proprietária do Espaço e Distribuidora de mesmo nome na Rua São Manoel, 96, Jardim dos Migrantes em Ji-Paraná começou a trabalhar em uma barbearia, Carmindo Cabeleireiro, em Alvorada do Oeste no ano de 1996, como manicure. Ao perceber que ela tinha interesse em aprender cortar cabelo, Carmindo o proprietário, perguntou se tinha interesse em fazer barba e cortar cabelos dos clientes.

Não pensou duas vezes e aceitou, no mesmo dia chamou o marido e fez cabelo e barba dele e já no dia seguinte começou as atividades como barbeira. Diovania trabalhou lá até junho de 1998 quando precisou mudar devido a transferência de cidade com relação ao emprego do seu esposo que foi trabalhar em Ji-Paraná.

Lá não tinha conhecimento de clientes nem espaço, voltou a trabalhar como manicure atendendo em domicílios e um ano depois começou um curso profissionalizante, no ano 2000 concluiu sua capacitação e adquiriu maior habilidade como cabeleireira.

Com mais segurança, Diovania começou a atender na sala de sua casa e em 2004 construiu seu primeiro salão medindo 16 m². Quatro anos depois ampliou para 28 m² em alvenaria e em 2010 foi para São Paulo fazer curso técnico de química pela Hair School.  Em 2011 participou da primeira reunião para montar um projeto de beleza pelo Sebrae e se inscreveu como Microempreendedora Individual (MEI).

O projeto de Beleza do Sebrae ofereceu vários cursos na área de gestão financeira e administrativa da empresa e ela participava ativamente, inclusive das missões dentre elas a Hair Brasil, que em sua opinião foi o divisor de águas para sua atuação como empresária. Os seus clientes estavam cientes de que recebiam um atendimento diferenciado, o que fez a empresa crescer e mudou de categoria, de MEI passou a ser proprietária de uma microempresa. 


Esse crescimento levou a coordenadora do projeto no Sebrae, a analista Marcileide Zirondi, a convidá-la para participar do Empretec, que ela considerou outro divisor de águas em sua vida, porque a fez crescer a ponto de trazer seu marido para administrar o negócio e o filho mais novo para trabalhar, hoje ele auxilia em todos os procedimentos químicos.

Depois de ter participado do seminário trabalha também com vendas e hoje tem uma distribuidora de produtos de beleza, continua atendendo no salão e é representante de produtos para outros salões. O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca desenvolver características de comportamento empreendedor nas pessoas. No Brasil é ministrado pelos facilitadores do Sebrae na forma de um seminário durante seis dias para aumentar a competitividade e as chances de permanência do empresário no mercado.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here