TEXTO E FOTOS: MARCOS LOCK

Começou a 8ª Rondônia Rural Show. Até o dia 25, sábado, o Centro Tecnológico Vandeci Rack, com 50 hectares, na Rodovia BR-364, KM 333, em Ji-Paraná, será o foco de muitas atenções e também o endereço do governo do estado, que transferiu a sua sede administrativa para o evento. Também a Assembleia do Estado de Rondônia realizará sessão no interior do recinto da feira.

OS IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS DE GRANDE DE PORTE SÃO UMA ATRAÇÃO A PARTE

Às 8h ocorreu o hasteamento das bandeiras, na Praça das Bandeiras e, em seguida, o governador Marcos Rocha concedeu entrevista coletiva à Imprensa antes da solenidade oficial de abertura, que foi às 8h30, no auditório do estande do governo do estado, com a presença de muitas autoridades, de convidados e também da Imprensa

Oficinas, cursos, workshop, palestras e circuitos tecnológicos irão compor a programação compondo vários temas relacionados à produção vegetal e animal. As palestras serão ministradas por diversos órgãos e secretarias como por exemplo,  Embrapa, Seas, Sebrae, Emater, Senar entre outros. Durante a 8ª Rondônia Rural Show haverá também palestras internacionais que serão realizadas no Espaço Empresarial Internacional, onde estarão reunidos técnicos, especialistas, consultores, e representantes de diversos países.

Outro destaque será a programação no campo, como o Caminho do Peixe, o Caminho do Leite e o Caminho do café,  onde os interessados poderão conferir, de perto, todas as fases de produção, desde o preparo do solo até a comercialização dos produtos. Além disso eles terão a disposição o que há de mais moderno em tecnologia rural.


ESTA EDIÇÃO SUPEROU o número de expositores do ano passado, que foi de 468. Agora, 520 estarão oferecendo seus produtos e serviços e espera-se que sua movimentação renda um volume de negócios em torno de R$ 700 milhões e atraia um público de 100 mil pessoas.Quem for até lá o evento vai encontrar, por exemplo, 120 pontos de artesanatos, 100 agroindústrias, assim como instalações para 250 animais bovinos, de corte, leite.

CARRO PENDURADO EM GUINDASTE NO PÁTIO DESPERTA A ATENÇÃO

Exposição de  implementos rurais, tratores, arados, colheitadeiras, grades, caminhões e utilitários, lojas que comercializam produtos agropecuários, locais para instalações dos bancos e cooperativas de créditos e uma grande praça de alimentação estarão também à disposição dos visitantes e demonstrar a força do agronegócio na economia rondoniense.

Representantes das dez delegações estrangeiras e de outras partes do Brasil também marcarão presença na 8ª Rondônia Rural Show e terão a oportunidade de conhecer a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) rondoniense que, em dez anos, cresceu 98,52%, saltando em 2009 de R$ 20,3 bilhões para 40,3 bilhões, em 2018.

PELA PRIMEIRA VEZ a avicultura e a suinocultura integram as atividades do cenário deste a criação do evento. Do Paraná chegaram os suínos de alta linhagem, Landrace e Duroc  e os ovinos Dorper e Texel rondoniense. Do Acre chegaram os bovinos de corte da raça Senepol, com Nelores e Tabapuã desenvolvidos em Rondônia.

O ESPAÇO EMPRESARIA L INTERNACIONAL

Na área de formação uma grande atração será o Seminário Estadual de Avicultura e Suinocultura, que acontece nos dias 24 e 25, para trazer perspectivas para o incentivo e implementação das duas cadeias produtivas de proteínas no estado. Para abordar as viabilidades econômicas em Rondônia, quatro palestrantes experientes do Sul brasileiro foram confirmados.

O primeiro seminário, sobre aves, ocorrerá no dia 24 pela manhã no Auditório 3. Dentre os temas, o técnico da Embrapa, Levino Bassi abordará a Biosseguridade na Produção. Defesa sanitária, aspectos tributários e ambientais, bem como o panorama geral sobre aves em Rondônia, serão outros temas a serem explorados por técnicos regionais.

As vitrines tecnológicas deverão ser um show de beleza a parte, com as floradas dos girassóis se destacando entre os plantios de soja, milho, sorgo, arroz, algodão e melancia despertando atenção dos visitantes, tudo como determina o ambientalmente correto.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here