Coluna responde às questões do dia a dia, comuns mas que geram dúvidas

0
16

Algumas dúvidas chegaram à redação do Repórter RO endereçadas à coluna Ponto & Vírgula. São questionamentos enviados por leitores, extraídos do relacionamento social do dia a dia e que, apesar de corriqueiros, incomodam e geram muitas dúvidas. Vamos a eles e, em seguida,  às respectivas respostas:

“OS RESTANTES 10% DO ELEITORADO COMPARECERAM…”

Professor Marcos, o verbo não deveria estar no singular e concordar com ‘eleitorado’? Dúvida enviada por Manuel dos Santos, do Bairro Nova Brasília.

Caro Manuel, quando se usa um número percentual ao lado de um substantivo a concordância é facultativa. Exemplo: se a frase fosse somente “10% do eleitorado compareceu”, o uso mais indicado é no singular. Mas a palavra “restantes” determina quais 10% quais são estes eleitores e aí o verbo deve ir para o plural obrigatoriamente. É o que acontece se dissermos “Os últimos 10% do eleitorado compareceram” ou “Aqueles 10% do eleitorado compareceram”.

SUBSTANTIVO COLETIVO EXISTE PARA TODO TIPO DE ANIMAL?


Dúvida enviada por Valdenice Moraes, do Jardim dos Migrantes, Primeiro Distrito.

Valdenice, saiba que boa parte dos bichos não ganha na linha portuguesa um substantivo coletivo, ao contrário de lobos (alcateia), peixes (cardume) ou cães (matilha). Para indicar o coletivo de gatos, tatus ou garças, por exemplo, você pode valer-se de substantivos genéricos como bando, bicharada, plantel etc.

COMO SE DEVE DIZER, AFINAL, PROFESSOR MARCOS: “ANEXO” OU “EM ANEXO”. 

Dúvida enviada por Antonio de Mauro, Centro, Primeiro Distrito:

Caro Mauro, se você optar por ‘anexo’ a palavra deve concordar com aquilo que está sendo enviado. “A nota fiscal segue anexa”; “Os documentos estão anexos”. Mas com o acompanhamento da preposição “em” não há variação. Ou seja, os documentos que vão anexos seguem em anexo. As duas possibilidades estão corretas, mas, “em anexo”, devido à preposição, torna-se  invariável em gênero e número.

OUTRO DIA VI ESTA FRASE EM UM TEXTO: “ELE É UM DOS ADVOGADOS QUE ASSINARAM O CONTRATO”. O correto não seria “Ele é um dos advogados que assinou o contrato”? Dúvida enviada por Reginaldo Benedito, do Parque D. Pedro, Primeiro Distrito

Há gramáticos que até aceitam o uso do singular neste caso, mas a maioria não recomenda. É fácil identificar isso. Se você usa um adjetivo o plural aparece facilmente: “Ele é um dos advogados assinantes do contrato”. Da mesma forma neste outro exemplo: “Ele é um dos jogadores que foi convocado”. Está errado. Basta transformar a palavra “convocado” em adjetivo e o plural, repare, se faz presente: “Ele é um dos jogadores convocados”. Então diga “Ele é um dos jogadores que foram convocados”.

(*) Marcos Lock é jornalista profissional com licenciatura em Letras/Português pela Universidade Federal de Rondônia

Dúvidas são bem-vindas e podem ser encaminhadas para o whatsapp 9.9328-1521 ou para o e-mail colunapontoevirgula@gmail.com. Procuraremos responder sempre com o maior prazer e presteza.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here