A cirurgia do presidente Jair Bolsonaro chegou ao fim após cinco horas de procedimento. Iniciada por volta das 7h35, a operação realizada neste domingo (8) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, foi concluída às 12h40.
De acordo com o boletim divulgado pela equipe médica, o procedimento foi bem-sucedido. “A técnica utilizada foi a Herniorrafia Incisional com implantação de tela. O paciente fará sua recuperação no apartamento e apresenta quadro clínico estável. Por orientação médica, estará com visitas restritas nesse momento”, diz o documento.
A PARTIR DE AMANHÃ (9), o presidente deverá iniciar uma dieta líquida. A previsão é que a recuperação aconteça em cerca de cinco dias e que ele possa viajar em até dez dias. Ainda segundo Macedo, cerca hérnias deste tipos ocorrem em até 10% das laparostomias.
De acordo com a equipe do presidente, em informação dada durante o procedimento, a cirurgia corria de forma tranquila. A previsão inicial da equipe média era que a operação tivesse de duas a três horas de duração – duas a menos que o resultado final.
Este tipo de operação é considerado de médio porte e foi a “céu aberto” — não por laparoscopia. O cirurgião devolve o órgão que está saindo e fecha a abertura. Durante o procedimento, o médico pode optar por usar uma prótese, uma espécie de tela, para reforçar o local.
CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS