Candidatos a vereador estão realizando movimento para anulação das eleições

0
202

Em Ji-Paraná candidatos a vereador de diversos partidos  estão se organizando em um movimento que ganha corpo em Rondônia e em todo o Brasil. Eles questionam a transparência da apuração desta última eleição de 15 de novembro e reivindicam a anulação do processo, bem como a organização de um novo pleito.

O CANDIDATO ZÉ DE CARVALHO

Eles estão unidos aos seus colegas de Porto Velho que já montaram um comitê para cobrar do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RO o extrato de votação de todas as sessões eleitorais do município.

Os candidatos se sentem lesados por falhas ocorridas no sistema de apuração dos votos e do cálculo do coeficiente eleitoral, que acabou tirando a equidade entre os candidatos. 

O CANDIDATO VÂNIO D’LANA

Em Ji-Paraná pelo menos 11 candidatos estiveram na sede da Polícia Federal na última quarta-feira (18) e registraram uma ocorrência. Foram eles: Vânio D’Lana, Zezinho da Saúde, Graça Pinto, Cida da Saúde, Rosana Belter, Daniele da Furlenha, Zé de Carvalho, Beto da Eletrônica, Gilbergues e Maritaca.

Ouça a seguir o que disse, com exclusividade ao Repórter RO, Vânio D’Lana:


 

Abaixo, o candidato Zé de Carvalho também falou ao Repórter RO:

 

A seguir, de Porto Velho, o candidato Moisés Cruz também enviou o  seu depoimento:

 

Vânio D’Lana  conta em seu post que os candidatos em questão foram à sede do TRE em Ji-Paraná nesta quinta-feira (19) munidos da ocorrência feita na PF. “Eles [a equipe do TRE] organizaram toda a papelada em cima da mesa e mostraram para nós. Mas o erro não está nesses papéis. Muita gente já conferiu e eu mesmo já conferi. O que está ali no papel está certo. Houve sim um boicote nas urnas. Apareceu a cara da gente na hora de votar, mas os votos não foram computados. Se o sistema estava fora do ar e foi invadido por hackers, então houve fraude. Então, tudo tem de ser cancelado e precisa haver uma nova eleição e, de preferência, sem urna eletrônica (…) Vamos unir  forças com o pessoal de Porto Velho e fazer um movimento grande. Vamos fazer uma causa só”, disse Vânio em fala.

O candidato Zé de Carvalho declarou em seu depoimento, também exclusivo ao Repórter RO: “Onde há fumaça, há fogo (…) Há suspeita de fraude sim e isto precisa ser apurado. Não basta registrar ocorrência na Polícia Federal e precisa haver uma investigação. (,,.) Estamos unindo forças para que seja anulada essa eleição e que seja feita uma nova eleição, mas no papel. (…) Queremos já uma nova eleição em Rondônia e porque não dizer no Brasil”.

Já o candidato Moisés Cruz reiterou: “Isso aqui não é choro de derrotados, insatisfeitos. Cada candidato que não concorda com sua votação tem direito de vir aqui no TRE e questionar. Aqui são pessoas, cidadãos, pais de famílias, candidatos que só querem apurar melhor o resultado da eleição.”



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here