Afinal, como se deve fazer uma boa higiene bucal? A Unicem explica

0
15

A saúde começa pela boca e não é só pelo que comemos mas também pela maneira como procedemos com a higienização bucal. Segundo o dr. Ozeias Miranda, cirurgião clínico e gestor da Unicem Clínica Odontológica, antes de dar início à escovação é imprescindível que se coloque um pouco de água na boca e bocheche para que ela, ao passar entre os dentes, percorra todas as dimensões da boca, fazendo uma prévia limpeza para facilitar o processo de escovação que vem logo a seguir.

QUATRO ETAPAS — Já na escovação propriamente dita, há quatro passos que devem ser seguidos segundo o diretor da Unicem. São eles:

1. Escovar a lateral dos dentes, voltar para a bochecha pressionando suavemente a escova; depois escovar o lado de dentro seguindo o mesmo padrão. É importante fazer isso em todos os dentes, superiores e inferiores.

2. Como segundo passo a pessoa deve escovar a superfície do dente que usa para mastigar, lembrando que a escovação deve ser sempre suave e em todos os dentes.

3. A pessoa deve, então, escovar a língua, pois ela acumula restos de alimentos e bactérias. Faça movimentos cuidadosos varrendo da parte interna até a ponta.


4. Como quarto e último passo, e não menos importante, é preciso fazer o uso do fio dental entre todos os dentes, bem devagar para não machucar a gengiva.

IDAS AO DENTISTA
Seguindo esses quatro passos, segundo o dr. Ozeias, qualquer pessoa fará uma higienização satisfatória, mas ele frisa que “embora haja dedicação na higienização, ela por si não justifica a pessoa passar mais do que seis meses sem fazer uma visita ao dentista.

” O profissional tem condição de verificar o estado da saúde bucal da pessoa, pois há problemas de várias ordens que podem prejudicar a saúde da boca, a exemplo de problemas ortodônticos para os quais o dentista fará a indicação do uso de aparelho”, finalizou o especialista.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here